Estudo Tarifário
Para consumidores que possuem contratação de energia binômia, ou seja, o consumo e a demanda são cobradas, é essencial que os parâmetros de contratação estejam devidamente adequados à real necessidade do empreendimento. Assim não haverá cobrança de multas por parte da concessionária.
A análise tarifária preliminar pode ser feita a partir dos dados existentes nas 3 últimas faturas de energia. Posteriormente é interessante que seja instalado um analisador de energia para levantar parâmetros elétricos mais específicos e não menos importantes.
Correção de fator de potência
Para consumidores binômios o fator de potência é um indicador da eficiência do uso da energia consumida. Um baixo fator de potência indica uma demanda de potência reativa – a qual é expressa em Volts-Ampère Reativo VAR – acima do máximo permitido. Atualmente a legislação brasileira permite aos consumidores um fator de potência maior ou igual a 0,92. A demanda por potência reativa acima do tolerado está sujeita à cobrança, e que pode ser evitada através de instalação de bancos de capacitores, quer seja esse ativo (banco de capacitor que se adequa a carga reativa on demand, momentaneamente) ou passivo (banco de capacitor com potência reativa independente da reatância da carga.)
O estudo preliminar pode ser feito a partir das faturas de energia dos 3 últimos meses, e após averiguação do problema, o estudo mais aprofundado com utilização de equipamento para monitoramento da qualidade da energia.
Estudo, projeto e instalação de grupo gerador
A utilização de cogeração de energia elétrica é vastamente aplicada às indústrias e comércios de todos os portes com a finalidade de aumentar a confiabilidade e continuidade dos serviços oferecidos, bem como a economia de energia elétrica daqueles consumidores enquadrados nas modalidades tarifárias binômias.
Primeiramente um estudo apresenta a real necessidade/viabilidade da instalação de um grupo gerador. O projeto trata do dimensionamento dos equipamentos necessários e dos procedimentos burocráticos junto às concessionárias de energia. A instalação trata da compra dos equipamentos e do próprio grupo gerador, testes e parametrização para seu funcionamento.